Seguidores

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Saudade

Imagem do Google
É.  um sentimento, uma lembrança triste, mas, ao mesmo tempo , uma esperança dinamizadora. Muitos poetas a imortalizaram: uns de uma maneira mais vaga, outros mais subtil e ainda outros de uma forma mais complexa.
Quando a sentimos pela distância a que estamos em relação a quem bem queremos, há aquela esperança que nos dá a força para continuarmos e aguardarmos pelo reencontro.
Em outras situações, é bem mais difícil de suportar: um ente querido que parte, alguém verdadeiramente insubstituível, deixa uma lacuna impossível de se preencher!E então, vem aquela saudade!
 Sabemos que ninguém é eterno,mas custa tanto aceitar uma separação definitiva!
 Um amor filial, cheio de bons momentos, que recordamos a todas as horas, ora com um sorriso, ora com uma lágrima que sempre, teimosamente, nos mostra a força que tem sobre nós! A separação Mãe/filha deve ser das mais dolorosas! Quanta saudade!
Porém, a Esperança permanece: um dia, tornaremos a ver-nos, quem sabe?!
É um termo bem nosso, bem português e difícil de traduzir para outras línguas,embora os outros povos também a sintam. Somos feitos de corpo e alma, temos um sentimento de afeição, que se prende aos que vivem mais perto de nós. Quando eles se afastam,como estávamos apegados à sua presença, choramos a ausência. Mas nunca por nunca devemos desanimar.
 Haja Fé!

10 comentários:

Marte disse...

Há um grande poeta/músico, Gabriel, o Pensador, que tem uma linda música a propósito da palavra "saudade"...que só existe em Português!
http://www.youtube.com/watch?v=ahNeeHD8ZG8

Marte disse...

"Seja onde for uma lágrima de dor
Tem apenas um sabor e uma única aparência
A palavra saudade só existe em português
Mas nunca faltam nomes se o assunto é ausência"

Beatriz Bragança disse...

Foi preciso ter um blog para me aperceber desse teu lado poético.Estou tão contente!!!Já é o segundo comentário poético que me fazes...Também deves ter já sentido o que é saudade...
Parabéns por essa veia,deve vir do teu avô materno.
Muitos beijinhos da
Mamã

Beatriz Bragança disse...

Conheço a música,gosto muito dela e sou fã do Gabriel.Ele pensa mesmo, antes de falar e sabe o que diz.
Obrigada,querida,foi uma bela lembrança.
Um grande abraço da
Mamã

Lua Singular disse...

Oi Beatriz

Saudade é uma dor que fica quando perdemos algo ou alguém.
Gostei da saudade portuguesa
Beijos
Lua Singular

Luma Rosa disse...

Oi, Beatriz!
Você já pensou em republicar os seus textos para os leitores mais recentes conhecerem?
Eles são atemporais...
Beijus,

manuela barroso disse...

Lembras o nosso poeta : saudade , gosto amargo de infelizes ..."
A saudade traz lembranças , memórias que embora se repitam , entretanto fazem sofrer enquanto ausentes . Que for um otimista como tu , há sempre um amanhã para um abraço nesta fome de pele para que o coração sinta o conforto desse Amor Inconficional . Desperta para a sucessão dos dias e sorri minha tão querida amiga Beatriz ! Termo e grande abraço !

manuela barroso disse...

E queria poder postar aqui muitas flores e sorrisos pelo dia de teu aniversário . Fica o meu abraço e grande beijinho desejando - te muitas e muitas Felicidades ! Os meus PARABÉNS ! :) <3

Humberto Maranduva disse...

Ora viva!

Um belo texto sobre a saudade. Belo, pelo que de sentido encerra. A saudade, como agora se diz, é, também, viral, na medida em que quanto mais intensa se torna, mais danos emocionais provoca em quem dela padece.
Quem não sentiu saudades de alguém?! De um filho, de uma mãe, da companheira insubstituível da vida que ambos vão construindo -- isto se falarmos apenas em afectos de atracção, que não de aversão, como nos ensinou ADLER. Mas, como o tema é a saudade, evidentemente que a aversão não é para aqui chamada. SAUDADE, claro. Esse elo doloroso que nos liga a alguém especial, tão especial que perseveramos, no mais recôndito do nosso ser, em voltar a abraçar... para poder viver de novo.
Beijinhos.

La Gata Coqueta disse...

La distancia nunca podrá separar
el afecto que reina en los corazones amigos!!

Un abrazo y una feliz día y fin de semana para ti entrañable amiga!!

Mari