Seguidores

domingo, 3 de março de 2013

DOMÍNIO/ EXPLORAÇÃO/ MAL

O DOMÍNIO de determinados povos por outros é uma tendência de pensamento, que dá muita importância à noção de existência de raças humanas distintas e superiores às outras. Ninguém poderá nunca esquecer o Holocausto.
 Esta crença de que alguns indivíduos com determinadas características físicas hereditárias e determinados traços de cultura e inteligência são superiores a outros, é responsável por genocídios que ocorreram ao longo de toda a história da humanidade.

EXPLORAÇÃO: inúmeros conflitos têm vindo a manchar de sangue o planeta.
 Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial, mandou recrutar para o exército alemão batalhões de adolescentes.
Mais recentemente (ou não), traficam-se mulheres para prostituição e, segundo a Organização Mundial de Saúde, para transplante de órgãos.

MAL: há pouco tempo, circulava na Internet, uma banda desenhada onde o herói resolvia todos os problemas abraçando o atacante, o infrator, o irritado, o malvado e assim por diante.

Em 2009, a figura de S. Paulo foi destacada por causa da sua máxima: aborrecer o MAL e aderir ao BEM. Devemos seguir a sua sugestão milenária.
Desde as origens, a humanidade conheceu a trágica experiência do MAL e de tudo o que ele provoca - mortes, fome, devastação, desunião. Essa experiência traduziu-se em muitas batalhas, muitas guerras e, mais recentemente, de novo, no conflito entre Israel e a Palestina, além de todas as situações atrás referidas.

3 comentários:

manuela barroso disse...

Minha querida Beatriz,

Pois é minha grande amiga, sempre a tua preocupação perante os mais fragilizados e então hoje mais que nunca. Comela-se a pensar por onde começar. E penso: por mim. E como sou uma gota ínfima no Universo? E então penso naquele "bater de aasas de uma borboleta que e faz sentir no outro lado do mundo". E não basta fazer a "minha " parte. Precisa-se é de ajudar/ sensibilizar os outros a fazer o que não sou capaz. Porque somos únicos, logo diferentes, logos insubstituiveis.
Ah! e és demais! Concord com a imagem. Linda sim.Aaté porque é uma fotografia daquelas em que "a natureza se mostra grande ns coisas grandes e grandíssima nas coisas pequenas"(Saint Pierre).
Agora palavras, essas são como dizes: filhas da terra" e do coração1 Muito obrigada pela tuas doces palavras.
desculpa a ausência, mas tem sido difícil arranjar tempo...
Aquele abraço Beatriz.

Os meus parabéns ao teu irmão! Não brinca em serviço! Gostei imenso. Já lá foste?
Aproveita! Bji

Rebecca Rosenbaum disse...

hola Beatriz,
un hombre que provocó mucho dano a Alemania y al mundo. La humanidad sufrió con él. Además de ello fue un cobarde, porque se quitó la vida para no enfrentarse al castigo que le esperaba seguro . Una dicha que él ya no existe.

un abrazo^^

Silenciosamente ouvindo... disse...

Minha amiga um texto para reflectir.
Parece que há muita gente que
não quer lembrar a História ou
prefere ignorá-la.
E é importante - sim - lembrar
que houve o holocausto.
Bj.
Irene Alves