Seguidores

sábado, 2 de agosto de 2014

ESTUDANDO ARISTÓTELES E A POESIA

CEDIDO

Este é o  quarto excerto de um artigo escrito pelo meu pai.

Imagem do Google
Na obra de arte deve haver clareza e nobreza de elocução.
A obra será clara e nobre quando, usando as palavras comuns, está semeada de metáforas: o poeta tempera-a  deste modo: dá grandeza à banalidade. Mas também pode cair no barbarismo, se emprega apenas metáforas; ou ser baixo, por causa do exclusivismo das palavras comuns, ou enigmático, se gasta em absoluto termos insignes ou «caros».

Outro requisito: a variedade. «Varietas delectat», segundo o prolóquio latino.
Na opinião do Filósofo, a epopeia tem uma particularidade importante: enquanto a tragédia só pode imitar a acção que está em cena, a epopeia imita muitas partes simultâneas da acção. Ora isto dá grandeza à obra épica, proporciona ao ouvinte o prazer da mudança, e prepara a variedade de episódios dissemelhantes. Aristóteles, Poética, 1459 b, 13 s.

Devem ainda, as obras de arte, ter  uma certa extensão. Como escreve o autor da Poética, «uma coisa pode ser inteira e ter pouca extensão. É inteira aquela que tem começo, meio e fim». E remata: «As fábulas bem constituídas não devem, pois, começar nem acabar num  ponto tomado ao acaso». Idem, ibid., 1450 b 24 - 35.

Só outro requisito mais: a proporção.
A este respeito, escreve: porque « a beleza reside na extensão e na ordem..., um animal belo não pode  ser extremamente pequeno ( porque torna-se confusa a vista quando não dura senão um momento quase imperceptível), nem extremamente grande (porque, neste caso, não o abrange o olhar, mas a  unidade e a totalidade escapam à visão do espectador; imagine-se, por exemplo, um animal que tivesse milhares de estádios(antiga medida itinerária) de comprimento...) segue-se que, se para os corpos e para os animais é precisa uma grandeza tal que se possa abranger com a vista, do mesmo modo é precisa para as fábulas uma extensão tal que a memória possa capturar». Idem, ibid., 1450 b 35 -40; 1450 a 1 -6.

Nem São Tomás disse melhor, quando se exprimiu assim: - «Pulchra enim dicuntur quae visa placent; unde pulchrum in debita proportione consistit, quia sensus delectatur in rebus debite proportionatis». Aquinatis, S. Th., Sum.Th.,Parisiis (ed. 17) q. V, art. IV « Os pequenos podem ser formosos e comensurados - mas não belos». Aquinatis,S. Th., in Libros Ethicorum Aris. ad Nicomacum, Taurini, 1934, Lib. IV, p 249 - 251.

E Platão?
Este filósofo, na opinião de Latino Coelho, é « o mais ilustre continuador da escola socrática. É entre os discípulos do grande mestre o mais genial e inventivo. É por ele que a revolução espiritual que Sócrates promove, se propaga a Aristóteles, o maior e o mais claro entendimento de toda a antiguidade.(...)
Platão é o feliz intermediário entre a ciência popular de Sócrates e a filosofia  profundamente científica de Aristóteles; entre o discurso socrático e o seguido e metódico raciocinar do sábio Estagirita. Porém, entre Platão e Aristóteles, apesar da relação do mestre e do aluno, há  nas doutrinas uma inconciliável discordância. Se o ideal é, em Platão, o assunto de toda a filosofia, a ciência, ao contrário, em Aristóteles, só pode tomar por fundamento o experimental.» Latino Coelho, Demóstenes, Oração da Coroa, Lisboa, 1922 (4ª edição) pág. XVIII.

J.E.SANTOS - meu pai

73 comentários:

Silenciosamente ouvindo... disse...

Li com muita atenção o texto escrito
pelo srº. seu pai.
Veio enriquecer bastante o seu
blogue com estes textos.
Voltarei para os ler com mais
tempo disponível, pois ainda
cá estão as m/crinças.
Bj e bom fim de semana.
Irene Alves

Evanir disse...

Mais um final de semana...
Graças a Deus estamos juntos.
Estou feliz por estar aqui para
desejar um abençoado Domingo.
Só pelo fato da minha visita
agradeço por essa dádiva
concebida pelo Criador.
Beijos no coração afagos na alma.
Evanir.

lis disse...

Oi Beatriz
Um artigo que aprimora os poucos conhecimentos que tenho sobre as poesia que é de apenas apreciar, mas que ilumina mais ainda os poetas que amam usar as palavras ,poeticamente,
Gostei muito.
Obrigada pelo carinho, de sempre.
abraços

Lua Singular disse...

Boa noite Beatriz
A net melhorou desde ontem? que bom
Seu pai era um gênio da literatura
Um boa noite
Lua Singular

Toninho disse...

Mais uma bela partilha de um trabalho fantástico para nós os militantes da poesia.
Grato Beatriz.
Uma linda semana a você minha amiga.
Meu abraço de muita paz e luz.
Beijo

Anajá Schmitz disse...

Que relato interessante, tu sabe que é muito difícil ler Platão e Aristóteles. Uma releitura assim torna mais fácil a compreensão.
Bjos tenha um ótimo início de semana.

Evanir disse...

Minha Amiga.
Estou do outro lado do oceano ,
mais estou preocupada contigo minha amiga irmã.
Por favor me de noticias se possivel por email.
Que Deus abençoe seu dia e sua vida também.
Sua amiga sempre.
Evanir.

Zilani Célia disse...

OI BEATRIZ!
LI COM MUITA ATENÇÃO O TEXTO E TE DIGO QUE O ACHEI DEVERAS IMPORTANTE PARA QUEM ESCREVE E DESEJA SABER MAIS, SOBRE TÉCNICAS DE ESCRITA.
TEU PAI PRIMA PELA CULTURA.
ABRÇS AMIGA
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Márcia Rocha disse...

O conhecimento é um bem que se multiplica ao ser dividido.
Gostei muito do texto escrito por seu pai... Alias eu Amo Tudo que você posta por aqui, pois é tudo de muuuuiiiiito bom gosto, e a gente consegue perceber o carinho que você tem ao escolher os seus post.
Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
 
http://decolherpracolher.com.br

Luma Rosa disse...

Oi, Beatriz!
Seu pai era um grande estudioso. Muito bacana você compartilhar os seus escritos.
Aristóteles, analisava o mundo e da poesia como arte, aquela era objeto dessa, ou melhor, O objeto da arte não era o que acontecia uma vez como é o caso da história, mas o que por natureza deve, necessária e universalmente, acontecer.
Muito bom citar São Tomás de Aquino, que incorporou muitos passos das suas teses no pensamento cristão.
Beijus,

M. disse...

Querida Beatriz, são de seguir as orientações de Aristóteles, ainda hoje, a respeito da escrita e da obra de arte em geral!
Parabéns pelos textos tão elucidativos do seu Pai!
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá, Beatriz!

A escrita como obra de arte - comparável a escultura bem proporcionada, talhada na rocha - conceito nem sempre respeitado hoje em dia...

Bonito e sábio texto!

Um abraço
Vitor

Existe Sempre Um Lugar disse...

Boa tarde, Beatriz!
Encanta-me as pessoas como o seu pai, o conhecimento adquirido e transmitido é importantes para o desenvolvimento e acrescentar mais sabedoria a quem leu os artigos deixados pelo seu pai, homem da cultura e das letras.
Dia feliz
AG
http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

Maria Machado disse...

Boa tarde Beatriz!

Só tenho a dizer, seu pai escreveu sabiamente, Aplausos!!!!

Querida quero te agradecer pelo o carinho que veio me fortalecer.Obrigada de todo coração!!!

Uma tarde maravilhosa viu!!!

Maria Machado

Anne Lieri disse...

Oi Beatriz! Dicas preciosas neste belo texto de seu pai, esclarecendo-nos pontos importantes da filosofia! Gostei muito! bjs,

Nilson Barcelli disse...

O teu pai faz coisas literárias interessantes.
Estou a gostar destes excertos.
Beatriz, tem um bom fim de semana.
Beijo.

Anónimo disse...

Finalmente vou de férias!
Confesso que estou necessitado de descansar.
Desde que vim para Itália, no dia 29 de Maio, tenho dado belos passeios, visitado locais que não conhecia e revisitado outros já conhecidos.
Mas, a par disso, o trabalho tem sido a um ritmo bastante acelerado, com o intuito de, o mais rapidamente possível, poder regressar a Portugal. Este objectivo ainda está um pouco longe de ser alcançado…
Agora chegou o momento de gozar férias. E aí vou eu, no próximo dia 14.
O regresso… é uma incógnita. Quando voltar vos farei saber 
Para que não me esqueçam… deixo-vos mais algumas fotos do passeio que me foi oferecido como prensa de aniversário…
Para veres as fotos e o resto do texto… terás que ir ao “DEUSA” 
Um beijo
Miguel

Marilene folhas folhas e sutilezas disse...

Querida amiga Beatriz,
Saudades de você viu!
Li com muita atenção a maravilhosa escrita de seu pai, e por este post pude aprender um bocadinho mais de poesia e filosofia...Parabéns a pai e filha que nos encantaram com mais saber.
Beijos com muito carinho
Marilene

Anajá Schmitz disse...

Olá,
obrigada por compartilhar precioso saber. Esses pais nos transmitem tanto conhecimento.
Bjos

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever disse...

Oi Beatriz,adorei tudo que seu pai escreveu,realmente um verdadeiro gênio em conhecimento.
Bjs amiga
Carmen Lúcia.

Lua Singular disse...

Oi Beatriz
Obrigada pelo carinho
Beijos no coração
Lua Singular

Cidália Ferreira disse...

Bom dia Amiga Beatriz Bragança

Amiga que se passa que nunca recebo uma notificação de atualização de blogue, fico triste.
Tenho notado a sua ausência.
Espero que não esteja doente.

Gostei muito do seu texto, como sempre...Parabéns

Fico à sua espera :-)

Beijinhos com carinho

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

Marineide Dan Ribeiro disse...

Seu pai ilustrou muito bem este tema...Obrigada por dividir conosco este texto maravilhoso!

Beijos

sonia a. mascaro disse...

Querida Beatriz,
Novamente envie meus parabéns ao seu pai pelo belo texto! Esta foi uma ótima oportunidade para aumentar meus conhecimentos.

Agradeço muito por todos os carinhosos comentários que você deixou nos meus posts! Fico muito feliz por termos nos encontrado!
Desejo lindos dias para você e sua família.
Beijos,
Sonia. :)

Marlene disse...

ola amiga Beatriz saudades de voce querida tive uma ausencia um tanto longa sempre tentando melhoras de saúde umm abraço grande tudo de bom para voce bjs

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Já havia lido, há algum tempo, texto de seu pai. Que importante, trazer outros para conhecimento...Texto rico, sobre um tema que interessa a muitos. Os antigos, como Aristóteles, Platão e outros do mesmo "quilate" são eternos, são a base para para os novos...Obrigada, amiga.Beijos!

Evanir disse...

Mais um final de semana
não percebemos o quanto o tempo tem passado rápido
em nossa vidas...
Vale lembrar que o tempo não passa por
nós ,e sim nós que passamos por ele ..Tal a correria da nossa vida
das nos a Sensação que o tempo voa.
A dura realidade é que nunca paramos
para saber se alguém chora precisando de uma palavra de carinho.
Sinto isso na carne a cada amanhecer a falta
de afeto a simplicidade de um afago acariciando a alma.
Elevo meu pensamento a Deus no infinito
sinto uma lagrima rolar ao sentir que o Pai
nunca se afasta de mim .
Nunca me deixa sozinha.
Numa prece silenciosa rogo
a Deus por dias menos dolorosos .
Para todas as dores do mundo
incluindo a minha também.
Meu amor e carinho para você.
Um final de semana abençoado.
Leve meus beijos na alma
e meu carinho no coração.
Evanir.
Que Deus te abençoe minha amiga..

Anne Lieri disse...

Beatriz,nem sei como agradecer suas visitas aos meus blogs e tantos comentários generosos! Desejo que tudo esteja bem com vc e sua familia! bjs e bom final de semana,

Anónimo disse...

Querida amiga
Li atenciosamente o artigo e pude aprimorar os parcos conhecimentos que adquiri ao longo dos meus estudos. As informações são importantíssimas para quem se aventura nesse meio literário. Obrigada pela partilha viu?
Beijos com meu carinho e uma boa semana

Anónimo disse...

Olá Beatriz
Um texto eloquente e de grande importância para os poetas. Não escrevo poemas mas sou apreciadora
da arte.
Beijos e uma ótima semana

Cidália Ferreira disse...

Bom dia Amiga

Passo para lhe desejar uma excelente semana.

Beijinho.

" R y k @ r d o " disse...

Muito bonito. Está o seu pai de parabéns

Cumprimentos

http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

Dorli Silva disse...

Oi tia Beatriz,
Passando para agradecer os comentários. Minha mãe não pode responder tudo hoje, está dodói, então ela vem fazer um comentário aqui por dia.Tá?
Beijinhos no coração
Mundo dos Inocentes

chica disse...

Beatriz, vim agradecer os carinhos e ficaste tanto tempo sem internet? Que coisa! Mas agora, de volta! Que bom! bjs, lindo dia! chica

cantinhovirtualdarita disse...

Passando para agradecimento!

Agradecer

Elogiar, pelo belo que faz

E parabenizar é uma virtude que

nos temos para com os bons amigos

E com carinho de sempre recebo sua

visita com muito amor

Sua presença é marcante no meu

Cantinho


Bjusss

└──●► *Rita!!

José María Souza Costa disse...


Olá, Beatriz, boa noite.

Mesmo com esta correria do tempo, encontrei tempo, para passar aqui e desejar-te, uma noite maravilhosa de Sexta Feira.
Se quisermos, tudo pode-se, realizar
Abraços

franciete disse...

Ola meu anjo azul mais lindo, pode não acreditar mas há muito que tenho andado para lhe fazer uma visita mas, realmente sempre se mete algo pelo meio e desta mesmo é que foi de vez.
Bia muita gente não acredita mas tudo o que escrevo saime da alma e do coração pode ter alguns floreados apenas para a rima mas o reto é tudo da minha vida, até o poema a estrada vazia é dedicado ao meu filho que no fim de 15 anos volta novamente ao lar não sei por quanto tempo porque nem ele nem nós já nos podemos habituar, são muitos anos a viver só e já não acata certas regras, o que é normal"".
Bia querida muito tenho eu para desabafar e me sinto bem em o fazer com que não conheço pessalmente o que que dizer que não tenha por aqui amigos verdadeiros, tenha um lindi fim de semana com beijinhos de de luz e muita paz.

Anne Lieri disse...

Olá Beatriz! Um prazer visitar seu blog e adorei os seus comentários nos meus tb! Fico muito feliz com sua amizade. bjs e ótima semaninha,

Nequéren Reis disse...

Que história maravilhosa amei realmente estou com saudade o problema que a minha internet esta com pequeno problema mais graça a DEUS ela ficou boa mais eu com certeza vou entrar todos os dia no seu blog tenha uma semana abençoada.
Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

Nequéren Reis disse...

Bia passando para ti deseja uma semana abençoada.
Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

Marilene folhas folhas e sutilezas disse...

Querida amiga Beatriz,
Cá estou para matar saudades, saber de você e te desejar uma semana linda e abençoada.
Beijos com muito carinho
Marilene

POETA CIGANO disse...


Querida amiga e poetisa Beatriz !!!!!!

Passando por aqui para deixar o meu Abraço e carinho e, ao mesmo tempo, Deleitar-me com a beleza de seu Blog e Conteúdos. Perdoa-me a demora na visita, Tenho estado muito atarefado. Quero também
Desejar-lhe um lindo dia e maravilhosa semana,
Com muita paz, amor e felicidade em seu Coração. É o que lhe desejo!

Beijos de luz !!!!!!!!

POETA CIGANO – 26/08/2014

http://centelhaspoeticas.blogspot.com

“Meus Sonhos e Devaneios Poéticos”

Anajá Schmitz disse...

Passando para lhe desejar uma semana iluminada.
Bjos

Nequéren Reis disse...

Passando para ti deseja uma noite maravilhosa.
Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

Anne Lieri disse...

Oi Beatriz! Com muito carinho recebi as belas mensagens que deixou em meu blog. Obrigada de coração! bjs e ótimo final de semana,

Marineide Dan Ribeiro disse...

Vim deixar o meu abraço e te desejar um ótimo domingo!

Bjussss

Arione Torres disse...

Oi querida, vim lhe desejar uma ótima semana, beijos e fique com Deus!!!

Chris Ferreira disse...

Olá,
Adorei o post. Conhecer um pouco mais sobre grandes filósofos é sempre bom.
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

Toninho disse...

Olá Beatriz tenho sentido sua falta.
Espero que esteja bem e seja somente coisa desta vida agitada de pouco tempo.
Não deixe a poesia guardada ela precisa respirar, voar.
Saudades de voce.
Aqui já estamos pensando e respirando os ares da Primavera que se aproxima.
Meu carinhoso abraço.
Uma linda semana querida Beatriz.
Beijo de paz no seu coração.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Amiga passei por cá e deixo-lhe
um beijinho.
Desejo que esteja bem.
Irene Alves

chica disse...

Beatriz, vim dizer que adorei as imagens do local onde tua filha mora. Muito lindo por lá! Deves gostar de visitá-la! Além da filha, belos lugares! bjs, chica tudo de bom, lindo setembro!

Ruthia disse...

Olá minha querida, anda mais ausente. Férias? Sentimos a sua falta por aqui.
Apesar de todos os tratados sobre escrita, acho que o mais importante é que brote do coração, não acha?
Tendo em conta as directrizes de Aristóteles, ando gravemente faltosa em matéria de proporção. É que todos os posts que escrevi sobre Praga (para ir publicando ao longo do mês de Setembro) são gigantescos...
Muitos beijinhos, um doce fim-de-semana
Ruthia d'O Berço do Mundo

Anónimo disse...

Minha doce e amada amiga Beatriz
Já estive por aqui lendo essas fantásticas informações, muito pertinentes por sinal.
Hoje venho agradecer tua carinhosa visita e dizer que fico muito feliz com a tua amável presença em meu cantinho
Beijos no coração
Gracita

Anónimo disse...

Querida Beatriz, bom dia!
Nunca te sintas em solidão...
O afago de uma planta,
o perfume de uma flor,
o carinho de uma amizade
são companhias agradabilíssimas
que estabelecem perfeita sintonia
com o divino Ato da Criação.
Ninguém está só quando usufrui
a presença das criaturas de Deus.
Um domingo abençoado,
Pleno de harmonia e paz.
Beijos no coração
Gracita

cantinhovirtualdarita disse...

Que maravilha postar algo assim
um texto super valioso parabe´ns ao seu pai pela bela obra

Desejo um domingo feliz!


└──●► *Rita!!

chica disse...

Beatriz, agradecendo o carinho e desejando uma nova linda semana! bjs, chica

lis disse...

Oi minha doce amiga
Vim desejar uma semana proveitosa e feliz,
Saudade também das suas postagens, desejo que seu computador consiga te deixar acessar com qualidade ok?
meus abraços e obrigada pela atenção e carinho.

Anne Lieri disse...

Beatriz, vim agradecer de todo coração as visitas e comentários gentis em meus blogs! Desejo uma semana abençoada pra vc! bjs,

Anónimo disse...

Olá, Beatriz!

E como por aqui não há post novo,deixo o meu obrigado pelo simpático comentário deixado lá no blogue.

Um abraço e boa semana.
Vitor

Zilani Célia disse...

OI BEATRIZ!
BOM PASSAR POR AQUI, RETRIBUINDO TUA GENTILEZA NO "SÓ PRA DIZER" E TE DEIXANDO MEU ABRAÇO.

http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Beatrizamiga

Venho tarde, mas... venho.

Já to disse várias vezes: o Senhor teu Pai é um espantooooo como diz o Jô Soares. Cada artigo dele que publicas é mais uma acha para a fogueira da minha admiração. Por ele, obviamente; e também por ti que no-lo ofereces.

E como ele sabe do assunto! Na obra de arte deve haver clareza e nobreza de elocução. é um hino à escrita correcta, limpa e saudável.

Feliz és tu, tendo um Pai assim. Continua a brindar-nos com artigos como este: fabulásticos!!!

Obrigado

Qjs

SOL da Esteva disse...


Reputo seja o Senhor teu Pai um Grande Mestre (estou a reportar-me a este excerto).
Esta é uma Grande Oração de Sapiência na Arte de Ler e Escrever, que tem andado muito degradada.
Se as pessoas lerem e sentirem com olhos de ler e sentir,algo muito positivo resultaria para defesa do Português falado e Escrito.
Tenho, neste Sítio, muito que aprender.
Obra de Arte "[...]É inteira aquela que tem começo, meio e fim»[...]". Eis o que mais falta aos diversos discursos que conhecemos.
Honra-me estar aqui.

Parabéns á Família que escreve e divulga.


Beijos


SOL

Nequéren Reis disse...

Passando para ti deseja um dia maravilhoso amei a sua visita
Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

Cidália Ferreira disse...

Boa noite Amiga Beatriz Bragança

Estou passando para lhe deixar um beijinho de carinho, sinto a sua ausência, mas oxalá esteja bem de saúde.
Tudo de bom para si.

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

Márcia Rocha disse...

Adorei o texto escrito pelo seu pai.
Peço desculpas por estar tanto tempo sem trocar uma palavra, mas estou super ocupada com trabalho e cursos, e quase não sobra tempo nem mesmo para fazer as postagens no Blog... Todavia, estou tentando me organizar para que isso não ocorra mais.
Abençoados os que possuem Amigos, os que têm sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra, não se vende... Amigo a gente sente. (Machado de Assis)
Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

http://decolherpracolher.com.br

chica disse...

Novamente te agradecendo teus carinhos sempre por lá! Ótimo dia! bjs, chica

Lua Singular disse...

Bom dia Beatriz,
Quero agradecer os seus carinhos no meu blog.
Beijos e sucesso mil
Lua Singular

Simone Felic disse...

Eu precisaria ler mais de uma vez para entender com afinco as palavras de seu pai , sempre me interessei por obras clássicas, os saberes do passado sempre tem grande poder em nosso presente .
bjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Nequéren Reis disse...

Passando para ti deseja que as benção do SENHOR venha sobre você a cada segundo da sua vida.
Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

vieira calado disse...

Olá, boa noite, como tem passado?
venho especialmente agradecer os seus comentário e incentivos!

Bem haja!

beijinhos!

Unknown disse...

Ainsss intentaba escribir en otras entradas y comentarte y no me dejaba me estaba poniendo nerviosa jejeje, Aristóteles me encanta, para mi fue un gran pensador. Un besazo.

Rebecca Rosenbaum disse...



_____*___*_________*___*___
___*_________*___*__________*
__*____________*_____________*
__*____________*_____________*
__*___Holaaa_________________*
___*________________________*
____*________como estás____*
______*__________________*
________*______________*
__________*__________*
_____________*_____*
_______________*_*
________________*
______*___*_________*___*___
___*_________*___*__________*
__*____________*_____________*
__*____________*_____________*
__*___espero_________________*
___*_______que estés________*
____*____________bien______*
______*__________________*
________*______________*
__________*__________*
_____________*_____*
_______________*_*
________________*
______*___*_________*___*___
___*_________*___*__________*
__*____________*_____________*
__*____________*_____________*
__*___que tengas_____________*
___*______un lindo día_______*
____*______cuídate mucho___*
______*__________________*
________*______________*
__________*__________*
_____________*_____*
_______________*_*
________________*
______*___*_________*___*___
___*_________*___*__________*
__*____________*_____________*
__*____________*_____________*
__*__te mando un beso________*
___*___y un fuerte abrazo___*
____*_____________________*
______*__________________*
________*_____bye______*
__________*____RR^^__*
_____________*_____*
_______________*_*

Shirley Brunelli disse...

Gostei do seu pai, Beatriz. Parabéns!
Beijos aos dois!!!